1

1

sábado, 25 de julho de 2015

Resenha sobre o filme "Selma: uma luta pela igualdade"


Lançado em 2014, dirigido por Ava DuVernay e escrito por Paul Webb, o filme retrata a luta de Martin Luther King e seus seguidores pelos direitos básicos que os negros ainda não tinham, como o voto. A falsa liberdade que eles tinham resultava ainda em muita violência por parte dos brancos e até do governo. Logo no começo temos dois exemplos de violência e preconceito: uma explosão que mata crianças negras, e uma cena muito chocante que mostra uma mulher tentando se cadastrar para ter direito ao voto, mas que recebe um tratamento ridículo e tem seu pedido negado, além de ter sido humilhada apenas por sua cor de pele.
Recém premiado com o Nobel da paz, em 1964, King, agora com mais influência e visibilidade, trata diretamente com o presidente Johnson sobre uma lei que poderia dar muito mais liberdade ao povo negro, mas o presidente foi claro ao dizer que existiam problemas mais importantes para serem resolvidos. Martin então, sabendo que no sul dos EUA existia ainda muito preconceito e violência, decide ir para lá e tentar mudar essa situação. Assim começam as manifestações.
Um grupo de manifestantes entra em um restaurante para se esconder da polícia que estava atacando, sem razão, um protesto pacifico. Depois de um tempo os guardas entram nessa lanchonete e agridem um homem velho com cassetete. Jemmie Lee Jackson, neto deste homem, tenta defender o avô e acaba sendo baleado e morto. Mesmo depois dessa tragédia King pede para que as pessoas não desistam, que continuem lutando por seus direitos.
Negros da cidade de Selma juntaram-se e caminharam com destino a Montgomery, capital do Alabama. Neste dia, foram surpreendidos com uma barreira policial impedindo de prosseguir com a manifestação. Os guardas foram autorizados a atacar os protestantes com cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo, fazendo todos recuarem. Muitos negros ficaram machucados e sem reação em meio a tanta violência contra pessoas indefesas. Diante dessa situação, Martin decide fazer um apelo e convidar não só negros, mas também, brancos que eram a favor do movimento trazendo assim mais visibilidade para a causa. Ao todo, as pessoas brancas eram 1/3 do total de participantes. Obviamente, a participação de pessoas não-negras chamou atenção do governo que até então se mantinha racista. Nesta marcha incluindo pessoas brancas e membros de igrejas, quando o povo chegou na mesma parte onde tinham sido atacados, a barreira se desfez. Martin, porém, decide recuar por medo de uma armadilha.
            Um tempo depois da marcha, um padre branco que apoiava a manifestação foi morto por outro residente branco preconceituoso que não aceitava o direito aos negros. Esse assassinato foi muito importante para a história pois chamou a atenção do presidente que ficou transtornado ao saber que um branco teria morrido pelos direitos dos negros. A partir daí a ideia da liberdade eleitoral começa a ser pensada com a devida importância, o movimento estava ficando cada vez mais abrangente e reconhecido. Pensando na segurança geral dos americanos, Lyndon Johnson (presidente) decide decretar uma lei permitindo o voto direto de cidadãos americanos de todas as raças.
            É chocante pensar que foi preciso um branco morrer pela causa para o governo dar a devida importância. O filme retrata uma realidade não muito distante da atualidade, tendo o papel de ilustrar o sofrimento que muitas pessoas tiveram que passar para garantir seus direitos. Esse longa-metragem deve ser visto por pessoas de todas as raças porque o preconceito racial é problema de todos. Além de se aprofundar no tema racismo, o filme conta a história de um dos homens mais importantes do mundo, Martin Luther King Jr. mudou milhões vidas e é um grande exemplo pois, apesar de todos os impedimentos, ele nunca deixou de lutar do jeito que podia. Já conhecíamos a figura de Martin mas o filme nos coloca no lugar dele e das pessoas que seguiam-no, cumprindo a tarefa de nos fazer refletir sobre o racismo tendo em vista os conflitos abordados. 

Daniel Oenning e Daniela Pedroso


 

                                                                     




Nenhum comentário:

Postar um comentário