1

1

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Resenha sobre o filme "A Outra História Americana'.


O filme "Outra história americana" relata uma história com destaque no preconceito, em especial o xenofóbico e racial. Derek, o personagem principal, é um americano que recebe influência de seu pai para não aceitar os negros. Quando seu pai morre, Derek segue à risca o que ele lhe dissera, porém muito radical liderando um grupo de neonazistas afim de "combater" os negros, que além de não serem nacionalistas estadunidenses, estão no país, segundo ele, a maioria de forma ilegal e tirando os empregos de quem é de fato americano (brancos). Uma noite, Derek que mora com sua mãe e três irmãos, é avisado por seu irmão que homens negros estavam roubando seu carro e, prontamente o rapaz se levanta armado e sai até a rua onde dispara contra os ladrões matando 2 deles. Em seguida a polícia chega e leva-o para três anos de prisão. Quando sai da cadeia, está com um pensamento muito diferente em relação ao que fazia, porém, ao voltar para sua casa vê que seu irmão o idolatra e que todas as pessoas que o seguiam antes de ser preso passaram a venerá-lo ainda mais por seu ato de homicídio. 
  Querendo se livrar dessa vida e proteger sua família, Derek vai a uma espécie de festa de boas-vindas onde estão todos esses seus "cúmplices" e acaba de forma radical dizendo que não faz mais parte daquilo e que não quer mais tais atitudes para sua vida. Os que até então o idolatravam passam a odiá-lo em questão de segundos e até o ameaçam de morte, Derek arranja uma brecha para fugir do local com seu irmão mais novo que até então também está odiando-o. Após conter um pouco a raiva de seu irmão, o mesmo pergunta a Derek o que aconteceu na prisão para mudar tanto seu pensamento e ele relata o que houve, ao chegar na prisão, se identificou de cara com o grupo de nazistas que lá havia, porém, com o passar do tempo, viu que as coisas não era bem assim, haviam "negócios" entre brancos com os outros "tipos" de grupos lá dentro, o que o deixa extremamente irritado a ponto de largar o grupo nazista na prisão. Após isso, o próprio ex-grupo dele acaba o estuprando no banheiro, onde ele percebe que realmente não interessa a raça e sim a pessoa. A partir desse acontecimento ele começa a se relacionar com seu companheiro de trabalho que é negro, se tornam muito amigos e ele acaba percebendo que mais nada aconteceu com ele na prisão devido a ajuda de seu amigo negro. Ao final da conversa os dois estão muito decididos a largar a vida que levavam e recomeçar tudo. Vão para casa e limpam todo o quarto que dividem, tirando imagens das paredes que faziam apologia ao nazismo e suásticas que estavam espalhadas por todo lado. Derek vai para o banho e chegar a se arrepender da tatuagem de suástica que tem no seu peito, porém não pode fazer nada. No dia seguinte, dispostos a viver uma nova vida, Derek leva seu irmão para a escola e depois pretende ir tentar recuperar seu emprego. Por seguir à risca o comportamento de Derek, seu irmão acaba criando inimigos negros dentro do próprio colégio e, nesse dia, pego de surpresa, é morto a tiros no banheiro por um desses estudantes negros. 
   Resumidamente, a história é essa, o filme evidencia diferentes tipos de preconceito e mostra-os não apenas superficialmente mas entra a fundo em detalhes. Podemos perceber o quão grave e até onde as diferenças levam os seres humanos a terem atitudes extremas pelo simples fato de, nesse filme, não possuírem a mesma cor e/ou nacionalidade. O diferencial é o rumo que a historia toma, Derek reabilita seus pensamentos na prisão, o que o faz querer largar a vida preconceituosa, porém, por ja ter contaminado seu irmão com seus ideais, acaba tendo a consequência da morte dele, indiretamente ou não, por sua culpa. A mensagem principal é que o ódio não leva a nada, que todos somos iguais e que a violência resolve de forma "rápida" mas completamente irracional os conflitos humanos. Quando Derek percebe isso já é tarde demais.

Manuela Paiva e Miguel Bilhar




2 comentários: