Autocracia vem do grego, onde autos (por si próprio) e kratos (poder); o poder por si próprio. É uma forma de governo onde há apenas uma pessoa, comitê, partido ou assembleia possuindo o poder político. Quando se trata de somente um líder, o consentimento de outros membros ou do povo é totalmente ignorado.
A autocracia pode ser restrita ou ampla. No primeiro caso, o autocrata é visto como detentor de um poder supremo e ilimitado concedido por Deus. Já o sentido amplo designa um poder ilimitado e absoluto que exerce apenas a função de governante.
Vale ressaltar que nem sempre uma monarquia é uma autocracia. Essa correlação não funciona em todos os casos, porque os monarcas, em geral, são amparados por uma equipe administrativa. Uma monarquia se torna autocrata quando é absolutista, onde há poder político absoluto do rei ou imperador e as manifestações de qualquer outro órgão da administração são inválidas. Uma autocracia também não deve ser vista como sinônimo de regime autoritário ou totalitário, que são formas de exercício de poder e não tem, necessariamente, uma origem legítima.
No sentido histórico, refere-se ao Império Bizantino, em que o imperador se denominava autocrator. Ocorreu na Rússia da ideologia imperial de Bizâncio, mas nunca no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário